Conheça o Projeto Inclusão Digital
Beijos
Célia R. Engelmann
NTE de Jaraguá do Sul
Experiências realizadas em escolas públicas, usando tecnologias.
Nosso colega Alexandre Soares divulga que os alunos da E.E.E. Médio Heitor Villa Lobos, de Gravataí/RS, participarão da FIRST Robotics Competition.
A equipe da Heitor concorrerá na etapa regional em Nova Iorque.
São patrocinadores oficiais deste evento as seguintes empresas:
Empresas brasileiras, com visão de futuro, podem ligar seu nome a esta equipe maravilhosa de alunos e a este time de patrocinadores de peso.
Para saber mais, acessem o Plano de Patrocínio Oficial.
Que tal a DELL junto a este grupo?
Parabéns Suzana, Bea, Iris e Eziquiel pelas novidades e pelas iniciativas.
Testei o Writely com meus alunos de graduação em Língua Inglesa, aos quais eu ministro Informática e Educação. Pedi a eles que se registrassem, mostrei como funcionava a ferramenta web, dividi a turma em equipes, escolhi o e-mail de um(a) aluno(a) de cada equipe para que pudesse registrá-lo como colaborador de um texto em inglês que havia previamente elaborado, fiz o upload do referido texto e comentei sobre o teor do texto. Uma equipe ficou reponável em "corrigir" o texto, pois existiam, propositalmente, erros; outra equipe deveria dar continuidade ao que eu havia começado; outra reponsável pela tradução para o português... A partir daí pode-se trabalhar questões culturais, geográficas, variações linguísticas, expressões idiomáticas...
Os alunos adoraram! definiram até como "chat colaborativo"...
Foi minha primeira experiência como o Writely, a segunda será na formação de professores articuladores!
Aguardo sugestões para outras atividades!
Valeu!!!
Régis - regis.info@uol.com.br
NTE Manaus Parque Dez - http://ntemanausp.dez.sites.uol.com.br/
A interface caseira que já construímos funcionou perfeitamente e custa em torno de R$ 30,00 , o que deve facilitar em muito a implantação da robótica nas escolas (interfaces comerciais custam acima de R$ 600,00), estamos escrevendo o manual de como produzi-la. Esta interface possui apenas saídas mas já estamos criando (criando mesmo, pois a primeira foi copiada!) uma interface com entradas e saídas.
Em breve teremos mais novidades.
Andréa e Marcelo – Curitiba/PR
Caros parceiros da lista
Lembram-se daquela cidade do Vale do Jequitinhonha, Padre Paraíso, cujo grupo de 9 crianças da E E Presidente João Pinheiro blogaram para contar sobre o Projeto Fazendo arte ocorrido na escola??
Pois agora houve um concurso de poesias e os vencedores ganharam como prêmio o direito de fazer um blog com seu(s) poemas.
Hoje trabalhei com 4 crianças da cidade e amanhã trabalharei com muitas mais, vindas da zona rural para colocar no ar seus poemas... crianças da roça que nunca viram um computador de perto...
Depois de amanhã, na culminância do projeto concurso, os blogs serão apresentados para a comunidade em praça pública num telão! Estimulante, né???
Por favor, dêem uma passadinha por lá... são poemas originais, vencedores de um concurso no qual participaram todas as crianças da cidade e da zona rural.
Os quatro endereços de hoje são:
http://poemasdehellen.zip.net
http://poemasdeemerson.zip.net
http://poemasdelazaro.zip.net
http://projetopoesias.zip.net/
Obrigada de novo,
Imaculada - NTMG8- Teófilo. Otoni/MG
Queridos listeiros
A Oficina Criação de Histórias foi desenvolvida em 8 horas, primeiramente, com os alunos monitores ( 6 turmas totalizando 131 alunos) e, posteriormente, com professores (24) de História e Língua Inglesa das seguintes escolas da rede estadual de ensino do município de Ribeirão Preto/SP:
EE Cid de Oliveira Leite, EE Domingos João B. Spinelli, EE Walter Paiva,
EE Alcides Corrêa, EE Amélia dos Santos Musa, EE Romeu Alberti
D., EE Djanira Velho, EE Geraldo Correia de Carvalho, EE Hely Lopes Meireles,
EE Jenny de T. P. Schroeder, EE Meira Júnior, EE Oscar de Moura Lacerda
Dr., EE Otoniel Mota, EE Glete de Alcântara, EE Guimarães Júnior.
Para saber mais acerca do andamento da oficina e a produção dos alunos acesse o relato feito pela
Multiplicadora Andréa Brieger
O NTE-06- Piripiri-PI está realizando o curso aluno técnico, uma parceria com SENAI/INTEL/SEDUC para a Montagem Recuperação e Manutenção de Microcomputadores.
O curso teve início dia 16/05, com a primeira turma, e a segunda iniciará dia 20/06. Estamos ofertecendo 40 vagas, distribuídas em duas etapas.
Estão sendo beneficiados os alunos do Ensino Médio das escolas públicas. Os mesmos passam por uma capacitação com duração de oitenta horas/aulas, recebem um jogo de ferramentas, bolsa-estágio paga pela Intel® e orientação técnica e profissional (SENAI),por um período de seis meses.
Após o término do curso os alunos irão estagiar nas escolas com lab. do Proinfo, empresas particulares e centros tecnológicos.
No estágio concedido pelas empresas, escolas e ONGs, os estagiários serão acompanhados pelos técnicos do NTE, para verificação de desempenho.
Outros Cursos:
- Curso de Informática Básica para servidores administrativos da 3ª GRE
- Curso de Informática Educativa para Supervisores de ensino da 3ª GRE
Rosbete
D. Dilma apresentando para os colegas seu trabalho em P. Point.
Aqui estão alguns dos alunos da turma, e eu no meio deles.
Mafalda Canarim da Silva - NTE de Criciúma/SC
Confesso que tive medo de não sair nada, pois não tinham coordenação nenhuma, mas a dedicação da professora Elda e o auxílio da professora Rocio foi tanta que não deixou nenhum sem auxílio e para nossa surpresa e alegria foram surgindo os primeiros traços na tela e assim pouco a pouco todos estavam com seus desenhos feitos, e os desenhos foram criando vida e alegria... A experiência foi
gratificante e os resultados que tivemos foram positivos, levaram-nos a crer que é positivo trabalhar a mente humana, não para mudar a opinião de nossas crianças, mas para que passem a ser seres pensantes, com a coragem e liberdade de expressar seu pensamentos e opiniões.
(...)os alunos da UNEMAT estavam realizando palestra sobre a sexualidade e DST na escola; aproveitando o momento e a curiosidade dos alunos, resolvemos aprofundar os conhecimentos tendo em vista a sexualidade na adolescência. Começamos discutindo o tema e as dúvidas a esse respeito foram surgindo, partimos então para a pesquisa. Os alunos se mostraram muito interessados e quanto mais pesquisávamos mais a curiosidade aumentava... os alunos sentiram necessidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos com outros colegas e resolveram então criar um pequeno livro... (Professora Tânia – 6ª Série).Com o desenrolar do projeto foi grande a minha surpresa, pois o tema despertou o interesse de todos em aprender mais sobre o assunto. Trabalhamos com entrevistas às pessoas da comunidade, pesquisas bibliográficas e científicas... fizemos textos, desenhos, colagens sobre as plantas... Visitamos a horta da dona Maria e entrevistamos a Doma Marly do chá... todos tiveram liberdade de expressão e atuaram na prática. ( Profª Cleunice – 3ª Fase do 1º Ciclo).
Houve um dia em que pensei que tinha perdido o controle da sala, mas logo compreendi tamanha a empolgação de estar misturando as tintas para transformá-las em outra cor... Viram, discutiram e acharam que realmente as cores influenciam... perceberam a beleza das matas, o sabor das frutas mais coloridas, a importância das cores das roupas de médicos... (Profª Meire -2ª Fase do 1º Ciclo).
Elda Diniz - Nova Xavantina/MT