24.4.05

Textos: Leitura e Produção

Estou enviando a vocês um relato de uma das experiências que vivenciamos em 2003 e gostaria de divulgar. Numa outra oportunidade estarei enviando relatos de experiências em 2004.

Em 2003, preocupada com a deficiência na leitura e escrita em nossas crianças, elaborei o projeto “Textos: Leitura e Produção”, baseado na Série Varal de Textos do programa Salto para o Futuro. O projeto tem como objetivo maior capacitar os professores para desenvolverem projetos de aprendizagem em sala de aula voltados para a produção e leitura de textos.
Participaram do projeto professores do Ensino fundamental da Escola Estadual “João Mallet” de Nova Xavantina.
Houve a capacitação de produção de textos e a oficina de projetos de aprendizagem. Depois os professores colocaram mãos a obra e desenvolveram com suas turmas os projetos que resultaram em 7 produções literárias com os mais diversos tipos de texto. As produções foram apresentadas à comunidade escolar nas versões impressa e virtual, numa noite do autógrafo.
Todos os alunos tiveram acesso as novas tecnologias e o resultado pode ser verificado pela fala da professora Meire da 2ª Fase do 1º Ciclo:
Confesso que tive medo de não sair nada, pois não tinham coordenação nenhuma, mas a dedicação da professora Elda e o auxílio da professora Rocio foi tanta que não deixou nenhum sem auxílio e para nossa surpresa e alegria foram surgindo os primeiros traços na tela e assim pouco a pouco todos estavam com seus desenhos feitos, e os desenhos foram criando vida e alegria... A experiência foi
gratificante e os resultados que tivemos foram positivos, levaram-nos a crer que é positivo trabalhar a mente humana, não para mudar a opinião de nossas crianças, mas para que passem a ser seres pensantes, com a coragem e liberdade de expressar seu pensamentos e opiniões.
A experiência de trabalhar com projetos de aprendizagem também pode ser pensada nas falas das professoras:

(...)os alunos da UNEMAT estavam realizando palestra sobre a sexualidade e DST na escola; aproveitando o momento e a curiosidade dos alunos, resolvemos aprofundar os conhecimentos tendo em vista a sexualidade na adolescência. Começamos discutindo o tema e as dúvidas a esse respeito foram surgindo, partimos então para a pesquisa. Os alunos se mostraram muito interessados e quanto mais pesquisávamos mais a curiosidade aumentava... os alunos sentiram necessidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos com outros colegas e resolveram então criar um pequeno livro... (Professora Tânia – 6ª Série).
Com o desenrolar do projeto foi grande a minha surpresa, pois o tema despertou o interesse de todos em aprender mais sobre o assunto. Trabalhamos com entrevistas às pessoas da comunidade, pesquisas bibliográficas e científicas... fizemos textos, desenhos, colagens sobre as plantas... Visitamos a horta da dona Maria e entrevistamos a Doma Marly do chá... todos tiveram liberdade de expressão e atuaram na prática. ( Profª Cleunice – 3ª Fase do 1º Ciclo).
Houve um dia em que pensei que tinha perdido o controle da sala, mas logo compreendi tamanha a empolgação de estar misturando as tintas para transformá-las em outra cor... Viram, discutiram e acharam que realmente as cores influenciam... perceberam a beleza das matas, o sabor das frutas mais coloridas, a importância das cores das roupas de médicos... (Profª Meire -2ª Fase do 1º Ciclo).

Elda Diniz - Nova Xavantina/MT

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito de receber seu projeto, pois trablaho com ed. especial e queria trabalhar textos com ele utilizando o laboratorio.
belcmoreno@yahoo.com.br. Grata

Anônimo disse...

Gostaria tb de receber o seu projeto, achei muito interessante pra trabalhar com turmas de ensino noturno.
Aguardo resposta.
fransmar@click21.com.br

Anônimo disse...

Gostaria tb de receber o seu projeto, achei muito interessante pra trabalhar com turmas de ensino noturno.
Aguardo resposta.
fransmar@click21.com.br

Anônimo disse...

Gostaria tb de receber o seu projeto, achei muito interessante pra trabalhar com turmas de ensino noturno.
Aguardo resposta.
analuprof@gmail.com

Anônimo disse...

Sou coordenadora pedagógica da Sec. de Ed. e preciso dar uma oficina de leitura e produção de textos para os prof. de 1 a 4, quero receber seu projeto, que creio me será muito útil. Desde já, obrigada,
silvany.alencar@hotmail.com

Unknown disse...

Gostaria de receber seu projeto, sou coordenadora e gostaria de trabalhar com as professoras.

João Romildo disse...

Sou de Minas Gerais e trabalho em uma escola de tempo integral. Preciso dar uma oficina de leitura e produção para professores de 1º ao 5º ano. Acho que seu projeto pode me ajuidar muito. Gostaria de recebê-lo. Obrigado. João Romildo.
joãoromildofernandes@yahoo.com.br

Orientadora disse...

Gostaria também de receber o seu projeto! Trabalho com alunos da 5ª e 6ª série!Adorei o fato de você compartilhar sua experiência e dedicação com seus alunos. Ficaria agradecida com o retorno. Aguardo ansiosamente! E parabéns!
FELICIDADES. rosanadinaze@yahoo.com.br