3.7.06

Softwares Sociais

Aqui, em minha escola, estamos trabalhando com os blogs desde o ano passado e o resultado tem sido muito positivo.
O blog colaborativo Copa 2006, em que participam quatro escolas, está sendo usado como fonte de pesquisas por outras escolas inclusive. Os alunos sentem-se muito motivados ao ver seu trabalho visitado e comentado.
Estamos trabalhando entre outras coisas a função social da escrita, a comunicação e a colaboração. Assim também tem sido com o blog Palavra Aberta que agora em junho completou um ano.
Na semana, passada fizemos um chat entre os alunos daqui e os de Cataguases, usando uma nova ferramenta de chat que descobri, o Gabbly. Para a maioria foi a primeira vez que participaram de um chat. Conversamos sobre netiqueta e a experiência foi muito boa. O projeto de podcast, da Rádio Web também está caminhando e os alunos estão preparando agora o segundo programa e escrevendo os roteiros no wiki do projeto.
Vejo que a novidade são realmente atraentes, porém o mais importante é que os alunos estão aprendendo a trabalhar colaborativamente, ampliando horizontes, mostrando seu trabalho para além da sala de aula. Só por isso já penso que vale a pena, que não se trata de modismo ou deslumbramento com o novo.
Estamos desenvolvendo competências dos dois lados: professores e alunos. É um trabalho lento, há ainda muita resistência por parte de professores, mas jamais por parte dos alunos...
Abraços, Gládis

37 comentários:

Mara Cecília disse...

Bea!!!!!!
estou de volta, e obrigado pela força, estava mesmo precisando de algo assim em minha vida neste momento...muita coisa esta ocorrendo... e como houve greve aqui, nos não tivemos ferias, estou tocando direto... e como é final de bimestre estou estourada e estourando a toa...mas vou caprichar... veja o meu blog... ta lindo.. quero planejar mais destas.. beijos Mara
ps... estou amando navegar no teu blog... tem otimas ideias para o nosso PA.. Mara

Ivana disse...

Olá Bea,
Obrigada pela visita!
Tenho três blogs, mas apenas um está visivível, os outros eu não permito que sejam públicos, exatamente para não dar confusão e nem eu me confundir.
Deves ter notado que ando mudando de modelo, ainda não me decidi por qual usar, todos são lindos!
Provavelmente essa seja a tua dúvida.
Um abraço, Ivana

Magali disse...

Olá Bea!
Apesar de não ser TÃO recente o uso de computadores, muitas de nós;como podemos observar no curso;ainda estão realizando um contato inicial com as máquinas e com a internet.Com nossos alunos não é diferente.Muitos(eu diria a maioria) não tem contato fora da escola.
E se,para nós que diariamente teclamos e exploramos as possibilidades imensas destas máquinas,é uma descoberta por segundo,fico imaginando como é para nossos pequenos estes contatos.Todos de minha turma,uma quarta série ,ficam anciosos esperando o dia do laboratório de informática,pois fazem,desfazem,vão,voltam,erram e acertam,pesquisam,brincam,e tudo de uma forma gostosa,lúdica,e sei que é muito prazeroso para eles,assim como é para mim descobrir,fazer,tentar,errar,acertar.Acho que esta contribuição o computador nos trouxe sem dúvida:Voltarmos a ter estas sensações de explorar,aprender assim como quando estávamos descobrindo as primeiras palavras.
Um beijo

Ivana disse...

Olá Professora Bea, tudo bem?
Primeiro, gostaria de me desculpar pelos erros ao teclar no espaço a cima, sou muito afoita...
Em segundo, na verdade, não sei como construir o folder da minha escola, tenho tido várias idéias e pouquíssimo tempo para colocá-las em prática.
Ficaria muito grata se pudesse me ajudar...
Devo publicar uma plata com as dependências?
Fotos da Escola, e as crianças? Vou conseguir autorização dos que não são meus alunos se os meus custam a devolver? Cobro diariamente e dizem esquecer...
Puxa, são muitas dúvidas.
Um abraço, Ivana

Edivan Machado de Oliveira disse...

Olá!!! sou do pólo de Três Cachoeiras, estou cursando licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância(UFRGS).
Fiquei feliz ao ver que educadores estão inovando em suas ferramentas. Acredito, através do que postaste, que os alunos estão motivados a aprenderem, pois estão acompanhando os progressos sociais. A internet é algo que desperta a curiosiade das pessoas, através dela, quando bem utilizada, conseguimos proporcionar um ensino - aprendizado eficaz e significativo... Sucesso e perseverança...
Um grande abraço!!!

SIMONE LENTZ disse...

Olá!!!!!!

Sou Simone Lentz, cursista do Curso de Licenciaturà em Pedagogia na modalidade à distância (UFRGS) do Pólo de Três Cachoeiras.

Fico Feliz em saber que esta nova ferramenta está se concretizando positivamente, pois nela tanto os educandos, quanto os educadores obtêm trocas recíprocas de aprendizagem. Assim tornarnamos o processo de ensino mais qualificado.

Continue a lutar pelos seus ideais! Sucesso!!!

Um grande abraço !!!!!!

Nara de Oliveira disse...

Olá :
Jamais imaginei o quanto podemos inovar com o uso desta maquininha.Estou maravilhada com tanta coisa linda que nos Professores podemos fazer.Eu eu que até ontem não sabia.
Parabéns...
Pead-Gravataí/RS

Cristina Bauer disse...

Uau!!! Imaginem só, nossos alunos blogando. Agora não duvido de mais nada. Em breve estarei também pedindo trabalhos aos meus alunos pelos blogs. Nem acredito, é muita novidade boa.

Elisandra disse...

Apesar do mundo da informática ser novo p/mim estou percebendo que ele proporciona benefícios e interações,principalmente na área educacional.

ELIZETE disse...

Achei interessante a sua iniciativa, e ainda mais, em querer compartilhar essa idéia, que deu certo em sua prática como educadora... Precisamos acompanhar os progressos sociais, se a internet e os computadores estão aí, temos mais é que utilizar essas ferramentas...
Parabéns pela iniciativa... Abraçosss...

GRACE DEBORA disse...

Desde que iniciei o curso a distância da UFRGS que comecei a me conhecer este mundo virtual tão interessante e percebi que não podemos ficar paradas e temos que nos atualizar, por isso iniciativas como as suas de trazer um pouco desta tecnologia para a escola em que trabalhas é uma iniciativa maravilhosa.

Catiane Vargas disse...

Olá sou Catiane Vargas estou cursando a faculdade de pedagogia à distância pela ufrgs no pólo de Três Cachoeiras.
Adorei sua iniciativa, trabalhar dessa forma e com a tecnologia é algo novo para muitos e por isso tão atrativo, os alunos assim como nós gostam do que é novo. E com certeza podemos aprender muito com essa metodologia.

Ana Paula disse...

Olá Bea, que bom te encontrar por aqui. Estou gostando do curso,agora o bicho papão já passou e as coisas estão mais tranquilas , em termos da máquina, mas o tempo é danadinho.Abraços.Ana Paula

Ana Paula disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Edilaine disse...

Estou copiando tua idéia, vou trabalhar com meus alunos em minha escola que este mês irá inaugurar a internet no laboratório de informática. Acho que eles vão adorar.

LIDIANE disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
LIDIANE disse...

Ola que bom encontrar voces por aqui.A chei bem legal a ideia de voces>Aproveitando, estou quase ficando louca mas nao vou desistir.

DeboraLegal disse...

Me chamo Débora Boff, sou aluna à distância do Pólo de Três Cachoeiras. Aprendi a usar tantas ferramentas da tecnolgia, mas até então não tinha visto nada de práticas educacionais que realmente usassem desta tecnologia. Pude perceber o quanto esta experiência tem rendido bons resultados, e estes estão aí para serem visitados e conhecidos. Seria bom que todos nós professores tivéssemos a nossa disposição estas tecnologias, para tornar nossas aulas mais interessantes.

Dulce disse...

Sou Dulce Boff, professora a 25 anos e hoje aluna da educação à distância do pólo de Três Cachoeiras. Fiquei impressionada ao ver o trabalho que se faz em escolas com o uso da tecnologia. Não tenho experiências com esta metodologia, mas imagino o quanto seria interessante aos alunos a busca do conhecimento por meio dessas ferramentas. Acredito que meus alunos iriam adorar!!!

Liziani Evaldt disse...

Sou aluna do pólo de Três Cachoeiras, vendo tantas ferramentas que podemos utilizar através de computadores, pensei no quanto seria importante e interessante se todas as escolas tivessem acesso a esse tipo de tecnologia. A realidade desejada infelismente, ainda está distante da grande maioria das instituições educacionais.

Renata disse...

Sou aluna do Pead de Três Cachoeiras achei muito interessante a idéia de ligar a tecnologia com a sala de aula. Acredito que os alunos também irão adorar. Abraços...

Anônimo disse...

Susana disse:
Aprendi muito com este Blog, como criar um blog educativo e concordo que existe resistência por parte dos professores, mas um dia isto mudará.Pólo.Sapiranga.

Anônimo disse...

Maria Bernadete disse...
Seu blog é muito legal. Fala especificamente de projetos. Aprendi muito com este blog.

Maria Aparecida disse...

Sou aluna do pólo de Três Cachoeiras,aredito que a tecnologia é essencial para nosso cotidiano,devemos pensar em como utilizá-la em nossa prática docente, para que desde cedo os alunos connheçam o mundo virtual.

Rosi disse...

Sou a Rosi, aluna do pòlo de Três Cachoeiras. O uso da tecnologia na educação hoje, é realmente uma grande conquista para a humanidade, imagine quando chegar odia em que todos os alunos poderão fazer uso dessas ferramentas? Vai ser genial. Abraços!!!

cleide disse...

Sou aluna do polo de sçao leopoldo e ´pós visitar este blog vi como eçles são importantes no processo da aprendizagem...Prabéns !!!!

Elenice Magnus disse...

É muito bom ver como a tecnologia esta sendo introduzida no ambiente escolar.É necessário que os alunos acompanhem a evolução das tecnologias. Espero que num futuro bem próximo as tecnologiass estarão presentes em todas as escolas.

Luzia disse...

Bem já é coisa mais do que sabido que precisamos procurar nos atualizar e participar mais ativamente de toda esta evolução digital.Há algum tempo ,não muito distante, organizar um projeto junto ao laboratório de informática parecia um desafio intransponivel.Isso se devia a nossos condicionamentos e a falta de conhecimento com o uso deste recurso.Só o fato de nos ser informado da infinidade de opções possiveis com o seu uso já nos deixava sem direção.Hoje quando leio um relato como este penso que valeu a pena todos estes medos, valeu a pena a nossa coragem em transpor limites.Estes projetos corporativos são resultados positivos de pessoas sem medo de investir, criativas,que amam o que fazem e para quem fazem.Tudo que sempre desejamos,ajudar na conquista de habilidades de nossos alunos,sociabiliza-los,trabalharem de maneira integrada com um grupo,torna-los criticos,respeitar e interagir com todos , manter a motivação de todos, e muitas coisas mais.

Cris disse...

É muito interessante quando podemos usar as tecnologias com nossos alunos, lamento que ainda poucas escolas possuem um laboratório de informática.

Aline Alves de Souza disse...

Imaginem só meus alunos blogando!Infelizmente é uma ferramenta que não posso utilizar,porque na escola ainda não tenho acesso,mas imagino que iria deixá-los fascinados, a internet tem tanta coisa a nos mostrar...

nilsarodrigues disse...

Visitando esse blog, vi como é interessante e atrativo trabalhar com blog com os alunos.
Nilsa

Marcelo TGB disse...

oi. sou de são leopoldo e estou encantado, muitas idéias estão surgindo, um grande abraço e bom trabalho

Adriana disse...

Como seria bom se em todas as escolas pudéssemos criar blogs colaborativos!A tecnologia deveria estar a disposição dos educadores e educandos.

Rosária disse...

As TICs estão sendo muito bem utilizadas nesta escola. Mas nossa realidade ainda não permite que todos tenham acesso as tecnologias. Muitas professoras e professores com receio de expor suas dificuldades, com relação a estas ferramentas omitem do seu planejamento ações que envolvam a informática. Acredito que estamos no caminho e é sempre uma injeção de ânimo ver idéias como estas serem concretizadas. Adorei.

Carla Maus disse...

Oi, meu nome é Carla Maus e acho legal criar blogs colaborativos. Estou iniciando no curso pead, sou do pólo de São Leopoldo, e sinceramente por mais que eu goste estou assustada com tanta performance na tecnologia.

Neura disse...

Que trabalho interessante! Estou cursando Especialização em Tecnologias e uma das atividades é visitar alguns blogs e deixar comentários. Fiquei encantada com os blogs colaborativos. Aqui onde moro, não conheço nenhuma escola que faça isso. É uma boa idéia para as nossas escolas.
Abraço,
Neura

Anônimo disse...

Que ótimo que a educação está descobrindo a Tecnologia !
Trabalho com ensino à distância e hoje vejo quanto deslancha o aprendizado do aluno, com os recursos tecnológicos que temos hoje.
Cláudio